segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Semana jurídica agita faculdade

Em grande estilo e com auditório lotado. Foi assim o primeiro dia da Semana Jurídica promovida pela Universidade Salgado de Oliveira, em Trindade, em uma parceria com a Escola Superior de Advocacia da 8ª Subseção da OAB - São Gonçalo. Denominado Inovações e Perspectivas do Direito, o evento representou uma oportunidade para a discussão de temas atuais.
Durante a Semana, realizada de 23 a 26 de agosto, os alunos apresentaram trabalhos sobre os assuntos debatidos por especialistas e professores do curso de Direito. As palestras ocorreram pela manhã e à noite.
O coordenador do encontro, o professor Durval Duarte Neto, acentuou que o evento é importante porque leva ao estudante novos conhecimentos. Ele ressaltou que o Direito eclode e evolui junto com o meio social. A partir disso, contribui para disciplinar fato novo. “O Direito nada mais é do que a norma, que disciplina a conduta social”, ensinou.
Um dos temas que mais motivou os participantes foi a Síndrome da Alienação Parental, que contou com a palestra da psicóloga da Vara da Infância e da Juventude de São Gonçalo, Érica Piedade. Ela acentuou que o problema se aplica basicamente à Vara de Família e que, “a priori, um tipo de diagnóstico que aconteça fora de uma relação histórica. Hoje em dia, a Síndrome da Alienação Parental é um recurso diagnóstico que vem sendo muito revelado. Talvez há 50 anos atrás as mesmas coisas já tivessem acontecendo, mas tinham uma outra concepção social”.
Érica revelou que as Varas de Família perderam as lotações de psicólogos e assistentes sociais por Comarca, e que passaram a ser regionais. Com isso, os profissionais passaram a atuar de forma pontual, sem acompanhamento efetivo dos casos.
O evento resultou de um programa de palestras em faculdades de Direito de São Gonçalo comandado pela presidente da ESA/SG, Adriana Brandão. A iniciativa só foi possível graças à parceria entre faculdades, professores e OAB/SG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário