quarta-feira, 22 de maio de 2013

Processo eletrônico avança nas varas cíveis da Capital

                As varas cíveis do Fórum Central da Comarca da Capital passaram a receber processos judiciais por meio eletrônico originários da segunda instância. De acordo com Ato Normativo nº 8/2013, publicado em 2 de maio, as ações distribuídas às varas cíveis a partir de 13 de maio continuarão físicas  até a remessa à segunda instância, momento em que, então, serão digitalizadas. Estão vedadas as juntadas de peças físicas nos autos eletrônicos.
                A presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano, disse que a medida atende aos princípios constitucionais da eficiência, da economia processual e da transparência: “vamos agilizar e padronizar a realização dos atos processuais. O usuário será o grande beneficiado com o processo eletrônico. De onde estiver, poderá visualizá-lo. Além disso, os advogados poderão enviar petições pelo portal do TJ”.
                De acordo com a presidente do TJ, o PJE é uma ferramenta moderna, pois é sustentável: “O processo virtual representa uma preocupação como meio ambiente. Teremos grande economia de papel”, acrescentou.
                O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro iniciou à implantação dos processos judiciais por meio eletrônico (PJE) em 2009, atendendo as diretrizes da Lei Federal nº 11.419/2006, com a Central de Assessoramento Criminal (CAC). O TJRJ já conta com várias serventias que dispõem de processamento eletrônico.
                Em São Gonçalo, 210 advogados se inscreveram no curso de PJE, realizado no auditório da 8ª Subseção. O curso tem como objetivo capacitar os profissionais para utilização dos programas dos tribunais.

Fonte: TJRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário